top of page
  • Equipe Joice Peruzzi

Como ensinar xixi e cocô para filhotes!

Atualizado: 27 de dez. de 2022

Uma das maiores dificuldades dos tutores de filhotes está aqui: xixi e cocô no lugar errado.


Bom, para começar a entender este comportamento, precisamos saber que cães fazem xixi fora do penico por que não aprenderam a fazer no local correto ou por questões fisiológicas. Cães muito jovens, com menos de 6 meses de idade, podem ainda não ter desenvolvido totalmente sua capacidade de controle da própria bexiga. Isso quer dizer que às vezes eles vão errar simplesmente porque não deu tempo de chegar no lugar certo.


Vamos entender então as sacadas do treino de penico perfeito:

1 - Banheiros com superfície bem absorvente são os preferidos dos cães (tapete higiênico é uma boa pedida, melhor ainda se for lavável e reutilizável - a natureza agradece).


2 - A vontade de fazer xixi e cocô vai vir quase sempre nestes momentos: alguns minutos após beber ou comer, após uma soneca ou após uma brincadeira bem divertida. Fora isso, a cada cerca de 2h as chances também são grandes de que o seu filhote queira ir ao banheiro.


3 - Em todos os momentos citados acima, você vai até o banheiro com o seu cãozinho e vai incentivar que ele faça suas necessidades, elogiando e oferecendo um petisquinho sempre que ele acertar! (não esqueça de já deixar um potinho com petiscos por perto).


4 - Aumente as chances de acerto! Uma grande área coberta por tapetinhos auxilia o cão a acertar e interpretar que aquele é o local correto para se aliviar. Após alguns dias de acerto, vá reduzindo a área disponível com tapetinhos, aos poucos.


5 - Não dê chance ao erro! Deixar o seu cãozinho solto pela casa toda pode ocasionar erros, pois o cãozinho não conseguiu se segurar, mesmo que ele já saiba onde fica o banheiro. Restrinja a área que o seu filhote ficará e ofereça atividades neste local ou distribua banheiros em outros cômodos da casa até que ele esteja maior.


DICA BÔNUS: Não puna seu cãozinho, jamais! Punir um animal enquanto ele faz xixi pode levar a danos tremendos, desde um cão que não faz mais xixi na sua frente, até um cão que evita fazer xixi, predispondo a doenças urinárias. Xingar ele depois do ocorrido também não ensinará nada, fora o fato de que seu tutor não é muito confiável!


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Cachorródromo: ir ou não ir? Eis a questão.

A ideia de um espaço seguro onde cães podem interagir livremente com outros é incrível, mas regras devem ser respeitadas para garantir o conforto de todos. É fundamental conhecer nosso cão para entend

Comments


bottom of page