top of page
  • Equipe Joice Peruzzi

Gatos são indecisos?

Seu gato pede para entrar no quarto e, quando você fecha a porta, ele pede para sair? Aí você abre para ele e sair e ele pede para entrar novamente? Será que todo esse entra e sai é indecisão?


Embora não possamos afirmar se um gato de fato é ou não indeciso, existe uma explicação muito interessante para o comportamento dos gatos ao encontrar uma porta fechada em seu caminho.


Gatos organizam seu território como se fosse um mapa. Quando eles perdem o acesso a uma das áreas mapeadas, muitas vezes acabam tentando recuperar este acesso arranhando a porta ou usando miados, principalmente se algum setor importante estiver atrás desta porta, seja uma caixa sanitária, um pote de água, áreas específicas de descanso ou outros.


Gatinhos adoram ter controle sobre o seu ambiente, então, se existe alguma área da casa que o bichano não poderá ter acesso em alguns momentos, o ideal é que ele nunca tenha acesso, assim não sentirá falta daquele espaço quando encontrar uma porta fechada.


Quando o acesso do animal não for um impedimento, uma opção é a instalação de passagens especialmente projetadas para a passagem dos felinos.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Por que os gatos esfregam as bochechas?

Esfregar as bochechas em objetos ou em pessoas/outros animais, além de ser uma postura afiliativa (que demonstra relaxamento ou querer a aproximação do outro), também é uma forma de comunicação olfati

Crianças e pets: construindo uma relação saudável

Em diferentes países, as estatísticas sobre mordedura de cães variam, mas em praticamente todos eles a busca por serviços médicos após mordedura é mais frequente em crianças. Para mudar essa realidade

Comentarios


bottom of page