top of page
  • Equipe Joice Peruzzi

Meu cão não quer socializar, e agora?

Sim, cães são uma espécie social e a maioria deles se beneficia da interação com outros cães. No entanto, isso não significa que um cão vai gostar de interagir com todos que ele encontra na vida, aliás, sabemos que conforme o cão envelhece tende a ficar cada vez mais seletivo com as amizades caninas que faz.


O cenário urbano em que vivemos hoje, em que cães interagem basicamente na guia ou, quando soltos, em espaços restritos, sem a opção de ir embora, é um desafio. Você e seu cão estão preparados para isso?

  • Entenda comunicação canina, especialmente a comunicação postural: isso permite compreender quando nosso cão está ficando desconfortável em alguma situação e retirá-lo dali antes que precise escalar para uma comunicação mais agressiva, além de facilitar a identificação dos melhores candidatos caninos para interação com o seu.

  • Interações na guia sempre exigem cautela: não deixe a guia tensa, desenrole assim que enrolar e, preferencialmente, faça contatos curtos para não gerar desconforto.

  • As chances de conflito aumentam se o cão se aproximar de maneira abrupta e invasiva. Ensine seu cão a ter calma antes de cumprimentar outro cão.

  • Cuidado redobrado em cachorródromo, observe sempre seu cão.

  • A interação social não se dá apenas com contato próximo: enxergar de longe, escutar e farejar urina e fezes de outros cães também são importantes.

  • JAMAIS force seu cão a algo porque é importante para você. Seu cão depende exclusivamente de você, observe e priorize o que faz bem para ele. Experiências ruins podem ser traumáticas e impactar a vida inteira do seu cão.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Existe idade limite para mudar comportamentos?

Se você já ouviu a seguinte frase: "meu pet já está velhinho, não consegue aprender mais nada", nós temos uma notícia: isso não é verdade! Não existe idade limite para ensinar ou modificar comportame

留言


bottom of page