top of page
  • Equipe Joice Peruzzi

Existe idade limite para mudar comportamentos?

Se você já ouviu a seguinte frase: "meu pet já está velhinho, não consegue aprender mais nada", nós temos uma notícia: isso não é verdade! Não existe idade limite para ensinar ou modificar comportamentos de cães e gatos. Qualquer hora é hora de procurar ajuda!


Aliás, sabendo que o comportamento da maioria dos nossos pacientes é decorrente de estado emocional negativo, SEMPRE é tempo de procurar ajuda e melhorar o bem-estar deles. Isso impacta a vida de todos ao redor, além de melhorar a saúde física e aumentar a expectativa de vida do pet.


A ideia de que só filhotes ou animais jovens são capazes de aprender tem mais a ver com o tempo de condicionamento de determinados comportamentos (quanto mais condicionado, mais estruturado deve ser o processo de modificação comportamental) do que com a idade. E também porque com filhotes e animais jovens temos uma tela em branco, ensinando comportamentos adequados desde o zero (ou pelo menos deveria ser assim).


Cães e gatos, independente da idade, são capazes de aprender, assim como nós!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Por que os gatos esfregam as bochechas?

Esfregar as bochechas em objetos ou em pessoas/outros animais, além de ser uma postura afiliativa (que demonstra relaxamento ou querer a aproximação do outro), também é uma forma de comunicação olfati

留言


bottom of page