top of page
  • Equipe Joice Peruzzi

Consulta pediátrica: tudo que você precisa saber antes da chegada do filhote

Atualizado: 27 de dez. de 2022

Você conhece esse serviço?

A orientação pediátrica para cães e gatos é uma oportunidade imperdível de prevenir comportamentos indesejados, entender melhor seu novo bebê e ainda aprender a lidar com problemas comuns nessa fase, como xixi e cocô fora do lugar, mordidinhas e destruição.


Alguns pontos que são abordados:

  • Avaliação do filhote (comportamental e física): mediante a avaliação direcionamos a melhor escolha de orientações pensando em características da personalidade do bebê e sua saúde. Importante: não fazemos consulta clínica, apenas exame físico e conferência de procedimentos como vermifugação e vacinação para embasar nossos protocolos.

  • Avaliação do ambiente: para segurança do filhote e também adequação do espaço à espécie que temos em casa. Local para banheiro, comida, água, cama, arranhadores são definidos após a consulta.

  • Opções de enriquecimento ambiental: porque filhotes são cheios de energia e a atividade mental é tão importante quanto a física.

  • Brincadeiras adequadas com filhotes: incluindo a escolha dos brinquedos mais adequados para cada tipo de bebê.

  • Treinos específicos: como ensinar o cão a usar o banheiro, como proceder em casos de mordidinhas ou outros comportamentos indesejados.

  • Habituação a procedimentos comuns da vida do animal adulto, como: corte de unhas, manipulação do corpo todo, permitir aproximação quando está comendo, usar coleira e guia, banho e secagem, idas ao veterinário, ficar bem sozinho em casa, entre outros.

  • Por último, mas o MAIS IMPORTANTE: SOCIABILIZAÇÃO! Como fazer de maneira segura (do ponto de vista sanitário e comportamental) esse procedimento fundamental para qualquer filhote!

Normalmente tudo isso é abordado em uma consulta pediátrica, todas as recomendações são encaminhadas ao final e o tutor pode contatar a vet que o atendeu para qualquer dúvida e dar notícias sobre o andamento. Dependendo do caso, já deixamos um retorno agendado para avaliar a progressão ou podemos agendar conforme andamento do caso.

Tem um bebê em casa? Tá perdido? Vai receber um filhotinho? Chama a gente e não perde a oportunidade de fazer tudo certinho desde o primeiro momento dele em casa!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Por que os gatos esfregam as bochechas?

Esfregar as bochechas em objetos ou em pessoas/outros animais, além de ser uma postura afiliativa (que demonstra relaxamento ou querer a aproximação do outro), também é uma forma de comunicação olfati

Comments


bottom of page